A conscientização é o melhor recurso que se tem para um bom aproveitamento do consumo doméstico da água. Praticamente todas as nossas necessidades básicas provêm do seu uso, ou seja, dependemos dela para tudo.
Sem água não há vida, pois a água é um bem precioso e indispensável a toda as nossas atividades, seja ela qual for.
Dicas gerais (Associação da Empresas Estaduais de Saneamento Básico - Aesbe):
1 - Lavando as mãos, escovando os dentes e fazendo a barba. Não deixar correr inutilmente a água usando-a só quando seja necessária.
2 - Uso do vaso sanitário. Dar a descarga somente quando for indispensável.
3 - O banho e a lavagem do cabelo. Fechar a torneira quando estiver se ensaboando.
Limpeza dos utensílios da cozinha. Ensaboar tudo primeiro e logo enxaguar. Não deixar correr a água sem necessidade.
4 - Lavagem da roupa. Usar a máquina de lavar com capacidade máxima de cada vez, o que economiza água e energia. Quando a roupa for lavada à mão, molhar, esfregar ligeiramente e logo enxaguar. Não deixar correr desnecessariamente a água.
5 - Preparação de alimentos. Usar somente a água necessária. Não desperdiçar os molhos.
Limpeza da casa. Usar um balde de água para medir e controlar a quantidade de água para a lavagem do piso ou outros lugares. Não utilizar mangueiras porque se gasta a água desnecessariamente.
6 - Rega do jardim. Buscar não usar água potável, mas reusar a água que se tenha usado para outros fins. É melhor regar ao entardecer e usar somente a água necessária, assim a terra absorverá a água e não haverá muita evaporação. Redesenhar os jardins com plantas que requeiram pouca água.
7 - Lavagem de automóveis. Eliminar o costume de empregar mangueiras, preferindo usar um pano úmido e uma quantidade controlada de água em um balde. Estas medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade de dinheiro.
Fonte: Associação da Empresas Estaduais de Saneamento Básico (Aesbe)
Comentários