Pular para o conteúdo principal

Boa Liderança: Imperativa na gestão moderna

Transcrevo abaixo partes de um interessante artigo do R. Shinyashiki que fala sobre o que se espera dos líderes de hoje e do futuro. 

Refletir sobre este tema é dever de todos os que exercem algum tipo de liderança, sejam aqueles que atuam como administradores públicos sejam os que atuam no universo privado ou no terceiro setor.

Sem  uma liderança adequada, dificilmente os resultados desejados serão alcançados, entendendo-se resultados em todas as suas dimensões: econômico-financeiros, em relação a pessoas, em relação ao meio ambiente. 

"Líderes conscientes são aqueles que cuidam da equipe para que todos atinjam os objetivos, sem se importar em colher ele mesmo a fama pelo sucesso. Para o futuro, ...caminhamos cada vez mais para o sistema de liderança compartilhada, em que a responsabilidade de liderar é dividida entre o gestor e os membros da equipe.

Hoje, não mais se concebe a atuação de um líder como sendo apenas um profissional responsável pela delegação de atividades. ... Normalmente, as pessoas julgam liderança como o ato de controlar. Por isso, liderar quase sempre foi sinônimo de mandar, impor a posição hierárquica sobre os outros para ser obedecido.

Mas, o primeiro impulso do líder deve ser pensar no outro, e, então, os objetivos comuns acontecem. O bom êxito da equipe, em contrapartida, cria o sucesso de seu líder. É preciso entender que todos fazem parte de um único time. Portanto, o líder não deve se esconder atrás dos ternos elegantes e nas salas com ar condicionado. É preciso que ele vá ao encontro de sua equipe para que ela saiba que se importa com ela.

Escutar as pessoas antes de uma grande decisão estimula o comprometimento de todos..... Se o líder valoriza o conhecimento de sua equipe, vai ser mais fácil ela valorizar o dele. ... a grande dificuldade de muitas lideranças ainda é de abrir mão desse papel de controle total dos processos e membros da equipe e migrar para o conceito de liderança compartilhada. ... o conceito de liderança precisa se expandir ..., e cada vez mais, o que passa a valer é a ideia de que “a liderança precisa cada vez mais ser exercida para baixo, para cima e para os lados”.
 
Vale a reflexão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ética e Moral segundo Cortlella

A seguir um excelente texto do Filósofo, Doutor em Educação e professor da PUC-SP Mário Sérgio Cortella. Reflexão simples mas profunda sobre Ética e Moral no nosso dia a dia. O professor Cortella consegue fazer reflexões excepcionais sobre temas complexos utilizando linguagem simples e trazendo importantes aspectos do nosso cotidiano para reflexão. Quero? Devo? Posso? "..a ética é uma questão absolutamente humana! Só se pode falar em ética quando se fala em humano, porque a ética tem um pressuposto: a possibilidade de escolha. A ética pressupõe a possibilidade de decisão, ética pressupõe a possibilidade de opção. É impossível falar em ética sem falar em liberdade. Quem não é livre não pode, evidentemente, ser julgado do ponto de vista da ética. Outros animais, ao menos nos parâmetros que utilizamos, agem de forma instintiva, não deliberada, sem uma consciência intencional. Cuidado. Há quem diga: “Eu queria ser livre como um pássaro”; lamento profundamente, pois p...

Provocações Filosóficas: Não nascemos prontos...

"O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital, toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação. A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. (grifo nosso) Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha poss...

Produtividade - O dilema entre a busca da excelência e a pressa

  Situação 1: Um membro do Conselho de uma grande organização está frustrado. Sente que há algo errado nas reuniões de que participa: excesso de apresentações e de tópicos na pauta. O diálogo propriamente dito é superficial. Quando o tema finalmente aquece, é hora de terminar.    Situação 2: Numa megaempresa, o índice de acidentes está muito alto. A questão torna-se prioritária. Muito se investe em tecnologia, mas as estatísticas não se movem. E sua imagem vem sendo muito afetada.      Situação 3: Uma empresa multinacional sente que perde terreno a cada dia. Concorrentes inusitados, criados em garagens por jovens de talento, surgem a cada dia. Parece impossível virar o jogo. O que essas histórias reais tem em comum é o tempo. Tempo para se chegar a pontos de excelência, ao ótimo. No caso do Conselho, alguns tópicos nucleares podem exigir muito mais do que as duas horas previstas. O essencial não é a quantidade ou qualidade das ...