Transcrevo abaixo partes de um interessante artigo do R. Shinyashiki que fala sobre o que se espera dos líderes de hoje e do futuro.
Refletir sobre este tema é dever de todos os que exercem algum tipo de liderança, sejam aqueles que atuam como administradores públicos sejam os que atuam no universo privado ou no terceiro setor.
Sem uma liderança adequada, dificilmente os resultados desejados serão alcançados, entendendo-se resultados em todas as suas dimensões: econômico-financeiros, em relação a pessoas, em relação ao meio ambiente.
"Líderes conscientes são aqueles que cuidam da equipe para que todos atinjam os objetivos, sem se importar em colher ele mesmo a fama pelo sucesso. Para o futuro, ...caminhamos cada vez mais para o sistema de liderança compartilhada, em que a responsabilidade de liderar é dividida entre o gestor e os membros da equipe.
Hoje, não mais se concebe a atuação de um líder como sendo apenas um profissional responsável pela delegação de atividades. ... Normalmente, as pessoas julgam liderança como o ato de controlar. Por isso, liderar quase sempre foi sinônimo de mandar, impor a posição hierárquica sobre os outros para ser obedecido.
Mas, o primeiro impulso do líder deve ser pensar no outro, e, então, os objetivos comuns acontecem. O bom êxito da equipe, em contrapartida, cria o sucesso de seu líder. É preciso entender que todos fazem parte de um único time. Portanto, o líder não deve se esconder atrás dos ternos elegantes e nas salas com ar condicionado. É preciso que ele vá ao encontro de sua equipe para que ela saiba que se importa com ela.
Escutar as pessoas antes de uma grande decisão estimula o comprometimento de todos..... Se o líder valoriza o conhecimento de sua equipe, vai ser mais fácil ela valorizar o dele. ... a grande dificuldade de muitas lideranças ainda é de abrir mão desse papel de controle total dos processos e membros da equipe e migrar para o conceito de liderança compartilhada. ... o conceito de liderança precisa se expandir ..., e cada vez mais, o que passa a valer é a ideia de que “a liderança precisa cada vez mais ser exercida para baixo, para cima e para os lados”.
Vale a reflexão.
Comentários