A Arte de Liderar segundo Mário Sérgio Cortella
"Liderança não é cargo é função. É algo que você faz, mas não está ligada a hierarquia".
"O chefe você obedece. O líder você segue e admira". "O Líder é capaz de inspirar, motivar e animar pessoas, idéias e projetos". Mário Sergio Cortella.
Cortella toca na ferida de muitas pessoas e organizações, a da diferenciação de líderes e chefias, que muitas vezes podem não ter características das duas funções. A liderança vai mais do que se impor sobre os outros, se mostrar superior, mas sim fazer de todos da sua equipe os melhores, motivando e desenvolvendo em conjunto o time, e não apenas você.
Cortella resume em 5 itens para se trilhar o caminho da liderança:
1 – Libertar a mente – "Hoje passei um tempo ouvindo Lady Gaga, amanhã vou ouvir Black ead Peas, não posso achar que meu aluno é fraco por que ouvir isso, se ele escuta extrai algo dali, portanto preciso entender o que é isso para lidar com meus alunos melhor".
A ideia de Cortella é essencial no mundo atual, não adianta lutar contra a maré, é preciso renovar-se para seguir no mundo novo, buscar novas experiências e conhecimentos, e ser humilde para apreender com seus próprios alunos.
2 – Elevar a equipe – Pensar em crescer sem esquecer de fazer seu pessoal crescer junto, o funcionário, colega, amigo, percebe quando tem a oportunidade de crescer junto.
3 – Recrear o espírito - As pessoas devem se sentir bem e ter alegria onde estão. Seriedade não é sinônimo de tristeza. Tristeza é sinônimo de problema".
4 – Inovar a Obra – "Liderar pressupõe a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções". Não ficar sempre na mesmice, pois o mesmo é velho.
5 – Empreender o Futuro - "Não nascemos prontos, também não somos inéditos, mas tampouco somos ilhas".
Acreditar que é possível planejar e fazer o futuro e não apenas aguardá-lo chegar.
Comentários