Pular para o conteúdo principal

Uso racional da água

A conscientização é o melhor recurso que se tem para um bom aproveitamento do consumo doméstico da água. Praticamente todas as nossas necessidades básicas provêm do seu uso, ou seja, dependemos dela para tudo.

Sem água não há vida, pois a água é um bem precioso e indispensável a toda as nossas atividades, seja ela qual for.

Dicas gerais (Associação da Empresas Estaduais de Saneamento Básico - Aesbe):
1 - Lavando as mãos, escovando os dentes e fazendo a barba. Não deixar correr inutilmente a água usando-a só quando seja necessária.
2 - Uso do vaso sanitário. Dar a descarga somente quando for indispensável.
3 - O banho e a lavagem do cabelo. Fechar a torneira quando estiver se ensaboando.
Limpeza dos utensílios da cozinha. Ensaboar tudo primeiro e logo enxaguar. Não deixar correr a água sem necessidade.
4 - Lavagem da roupa. Usar a máquina de lavar com capacidade máxima de cada vez, o que economiza água e energia. Quando a roupa for lavada à mão, molhar, esfregar ligeiramente e logo enxaguar. Não deixar correr desnecessariamente a água.
5 - Preparação de alimentos. Usar somente a água necessária. Não desperdiçar os molhos.
Limpeza da casa. Usar um balde de água para medir e controlar a quantidade de água para a lavagem do piso ou outros lugares. Não utilizar mangueiras porque se gasta a água desnecessariamente.
6 - Rega do jardim. Buscar não usar água potável, mas reusar a água que se tenha usado para outros fins. É melhor regar ao entardecer e usar somente a água necessária, assim a terra absorverá a água e não haverá muita evaporação. Redesenhar os jardins com plantas que requeiram pouca água.
7 - Lavagem de automóveis. Eliminar o costume de empregar mangueiras, preferindo usar um pano úmido e uma quantidade controlada de água em um balde. Estas medidas simples podem economizar muitos litros de água e também boa quantidade de dinheiro.

Fonte: Associação da Empresas Estaduais de Saneamento Básico (Aesbe)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ética e Moral segundo Cortlella

A seguir um excelente texto do Filósofo, Doutor em Educação e professor da PUC-SP Mário Sérgio Cortella. Reflexão simples mas profunda sobre Ética e Moral no nosso dia a dia. O professor Cortella consegue fazer reflexões excepcionais sobre temas complexos utilizando linguagem simples e trazendo importantes aspectos do nosso cotidiano para reflexão. Quero? Devo? Posso? "..a ética é uma questão absolutamente humana! Só se pode falar em ética quando se fala em humano, porque a ética tem um pressuposto: a possibilidade de escolha. A ética pressupõe a possibilidade de decisão, ética pressupõe a possibilidade de opção. É impossível falar em ética sem falar em liberdade. Quem não é livre não pode, evidentemente, ser julgado do ponto de vista da ética. Outros animais, ao menos nos parâmetros que utilizamos, agem de forma instintiva, não deliberada, sem uma consciência intencional. Cuidado. Há quem diga: “Eu queria ser livre como um pássaro”; lamento profundamente, pois p...

ATLAS REÚNE E ANALISA DADOS SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA, SANEAMENTO E SAÚDE

A Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, acaba de lançar o atlas digital Água Brasil, que reúne e analisa números a respeito da qualidade da água, do saneamento e da saúde nos municípios brasileiros. Considerado um sistema de visualização de indicadores, o atlas ajuda a traçar um painel da água usada para consumo humano no país. O debate sobre a qualidade e cobertura dos serviços de saneamento também é estimulado. Os resultados do estudo estão acessíveis a sociedade, técnicos de vigilância em saúde e gestores interessados no tema. O atlas foi lançado oficialmente na 8ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília. As principais enfermidades causadas pela água de baixa qualidade são a cólera, a leptospirose e a hepatite A, além da mortalidade por diarréia em menores de 5...

Roma: 60 Países debatem gestão dos recursos hídricos

Delegados de 60 países reúnem-se a partir de hoje em Roma para debater a criação de um plano de ação mundial para a gestão de recursos hídricos, segundo o organismo da ONU para a Agricultura e Alimentação. No encontro, que ocorre até sexta-feira, prevê-se que seja concluído o plano de ação, que será aprovado no 'V Fórum Mundial da Água', em Istambul, na Turquia, entre os dias 16 e 22 de Março. O crescimento demográfico e a expansão das cidades, aliados ao desenvolvimento industrial e às alterações climáticas, são, segundo o Conselho Mundial da Água (responsável pela organização do fórum) os fatores que atualmente levam a uma maior pressão sobre os recursos hídricos no mundo. Para o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Alexander Müller, o grande desafio da agricultura é "produzir mais alimentos para uma população crescente, utilizando de maneira mais eficaz os recursos hídricos mais limitados". Lembrando que a agricultu...